Prémios e Apoios   |   2000
PRÉMIO LEMBRANÇA JOÃO DE DEUS RAMOS 2000

Na 4ª edição do Prémio, a Fundação voltou a galardoar projectos ligados á educação, com a particularidade de neste ano ter sido vocacionado especificamente para projectos que visassem combater a exclusão social.

O Prémio foi atribuído na modalidade de comparticipação em parceria transnacional.

Foi premiado o projecto “Crescer e viver numa Comunidade Comum” implementado pelo Instituto Politécnico do Porto no Bairro da Pasteleira da cidade do Porto, tido como uma zona problemática.

Este projecto visava capacitar jovens em risco e exclusão social com as competências básicas de escolarização, qualificação profissional e pessoal que permitam uma transição harmoniosa para a vida adulta e para uma participação activa na sociedade.

O projecto foi realizado em parceria com o Fórum North-West Conmera Project; National University of Ireland; University of Lincolnshire and Humberside; Kingston upon Hult Council; Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação do Porto; Obra diocesana de Promoção Social; Instituto de Emprego e Formação Profissional; Instituto Português da Juventude e Instituto de Contabilidade e Administração do Porto.

A parceria no projecto “Crescer e viver numa Comunidade Comum”, veio enriquecer não só o trabalho desenvolvido até essa data pela Fundação, mas também possibilitar o alargamento da sua intervenção á área da educação de jovens adolescentes em zonas de risco e á inserção social.

A Fundação nas suas actividades programáticas, já vinha tendencialmente a apoiar iniciativas que fomentassem a mudança necessária ao desenvolvimento e valorização da educação e do ensino, sem esquecer o estímulo para a solidariedade.

A parceria em projectos que visam a exclusão social foi uma nova vertente gerada na Fundação em 1998 e que nunca mais seria abandonada no futuro.